sexta-feira, 24 de junho de 2011

Capitulo V...!!!

A teoria da Administração

A teoria da administração é um segundo componente das teorias clássicas da administração. O objetivo é o estudo do desenvolvimento da Teoria da Administração e analisar os seus elementos, forças e fraquezas.

Henri Fayol
Henri Fayol , (1841- 1925) foi um engenheiro de minas francês e um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, sendo o fundador da Teoria Clássica da Administração.
Fayol é considerado o pai da administração moderna.



Fonte: Google imagens

Os estudos de Fayol
Fayol notou que o efeito da administração sobre as atividades do negocio não foi completamente entendida e as recomendações dos especialistas poderiam ser destruídas por procedimentos administrativos falhos.
Segundo, um líder que seja bom administrador mas tecnicamente medíocre, geralmente é bem mais útil para a empresa do que se ele fosse um técnico brilhante, mas um administrador medíocre.
De acordo com Fayol o sucesso organizacional depende mais das habilidades administrativas dos seus lideres do que das suas habilidades técnicas.

A necessidade da teoria administrativa.
Podia-se notar a importância da habilidade administrativa para o desempenho organizacional.
Fayol definiu teoria como uma coleção de princípios, regras, métodos e procedimentos testados e verificados por experiência geral.

Os princípios gerais da administração de Fayol
Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: 
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.                   6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.                                                                                                  10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar pra cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Eqüidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem conseqüências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.

Síntese:
A Teoria Classica da Administração caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional e pela busca da eficiência.
Fayol acreditava que o problema estava na estrutura da empresa, desde o presidente ate os operários.
Ele acreditava que cada funcionário deveria receber valores por mérito de seu trabalho e que poderia estudar outras formas de recompensa individual.
Hoje ainda vemos muito das teorias nas empresas, são usadas para manter as organizações sempre em busca de um melhor resultado.




Fonte You tube

Esse abaixo é de Taylor achei legal se quiser colocar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário