sexta-feira, 24 de junho de 2011

Capitulo IX...!!!

         A Escola Comportamentalista
  A abordagem comportamentalista, também denominada novas relações humanas, teve origem com um desdobramento da Teoria das Relações Humanas e como uma tentativa de consolidar o enfoque das relações humanas nas teorias das organizações.
  Com certeza havia muitas falhas na abordagem das relações humanas e em suas suposições, as quais se desenvolveram a partir de estudos como a experiência de Hawthorne (que não eram necessariamente sustentados por evidência empírica).
  Esses estudiosos adotaram uma orientação mais psicológica, com foco no ajustamento pessoal do trabalhador na organização e nos  efeitos dos relacionamentos intragrupais e dos estilos de liderança, fortemente envolvidos com o comportamento organizacional.
  A herança mais importante trazida para a abordagem comportamentalista veio de Kurt Lewin (1890- 1947) que possuía doutorado em psicologia.

                 A dinâmica de grupo e suas características

                                                               (Kurt Lewin)
  Interação: Relacionamento com outras pessoas a fim de resolver problemas, alcançar objetivos;
  Localização: Proximidade necessária para que as pessoas possam interagir;
  Interesses comuns: Elementos que constituem a força motivadora na coesão grupal;
  Tamanho: Quantidade de pessoas que possibilita a interação e a estabilidade;
  Comunicação: Fundamental para a interação e para o consenso.

                 A motivação humana

  A motivação é “alguma força direcionada dentro dos indivíduos, pela qual eles tentam alcançar uma meta, a fim de preencher uma necessidade ou expectativa”.
  As quatro características específicas que servem de base para a definição de motivação:
  A motivação é definida como um fenômeno individual;
  A motivação é descrita, geralmente, como intencional;              
  A motivação é multifacetada;
  O propósito das teorias de motivação é predizer comportamento:

Desempenho= Habilidade x Motivação


O ciclo da motivação
1-      Existe uma necessidade de um objetivo não satisfeito.
2-      A pessoa procura alternativas, que poderiam satisfazer a necessidade.
3-      A pessoa escolhe a melhor maneira de alcançar o objetivo.
4-      A pessoa é motivada a agir.
5-      A pessoa reexamina a situação.
6-      Dependendo dos resultados desses esforços a pessoa pode ou não ser motivada pelo mesmo tipo de necessidade.
Não alcance das metas: Comportamento construtivo ou frustração.
O Comportamento construtivo é uma reação positiva ao bloqueio de uma meta, desejada e pode tomar duas formas principais.
A solução dos problemas
A reestruturação

Frustração é o sentimento que se desenvolve no indivíduo quando ele não consegue alcançar objetivos ou satisfazer necessidades estabelecidas.
Agressão
Regressão
Fixação
Retraimento

Fatores que influenciam o sentimento de frustração:
- O nível e a intensidade da necessidade.
- A força da motivação.
- As características de personalidade.

Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow

De auto-estima
De estima
Sociais
Segurança
Fisiológicas

Teoria dos dois fatores de Herzberg

Fatores de higiene – São ambientais, externos ao trabalho e previnem a insatisfação.
Fatores de motivação – Deixam o indivíduo satisfeito.

A liderança nas organizações

Liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades de um grupo no sentido de alcançar os objetivos de uma dada situação.
Um administrador tem cinco tipos de poder que servem de base para o desenvolvimento da liderança.
1 -Poder de recompensa
2 - Poder coercitivo
3 - Poder de especialização
4 - Poder de referência
5 - Poder legítimo

Liderança formal: Exercidas por pessoas que tem posição de autoridade formal na empresa.
Liderança informal: Exercidas por pessoas que se tornam influentes por seu carisma.

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