quarta-feira, 22 de junho de 2011

Capitulo X...!!!

   
A Teoria Estruturalista
Introdução
O estruturalismo marcou sua presença no campo da administração por implicar o estudo das organizações num sentido mais amplo e integral, levando em conta todos os fatos que influem, tanto internos como externos e submetento-os a uma análise comparativa e global.
O estruturalismo implica reconhecer que os fenômenos organizacionais se interligam, interpenetram e interagem de tal modo que qualquer modificação ocorrida em uma parte da organização afeta todas as outras partes.
Organização e Poder
Etzione desenvolveu uma tipologia de organização e examinou como o envolvimento individual com uma organização e os tipos de poder nela predominante interagem para explicar o consentimento ao poder. Ele estava preocupado com as razões pelas quais as pessoas respondem nas organizações mais do que confiam nos conceitos de direitos de propriedade.
Essencialmente, Etzioni estabeleceu que o tipo de poder que resultaria em consentimento é relativo á natureza da organização e as razões pelas quais as pessoas estão lá.
Ele não focou a autoridade no sentido tradicional, mas preferiu desenvolvê-la mais completamente como parte da noção da estrutura de conformidade.
O consentimento está relacionado ao significado do poder e a orientação do indivíduo.
Tipos de Poder nas Organizações
O poder pode ser agrupado em três tipos:
1- coercitivo- baseado em sanções físicas, tais como ameaças, imposição de do, geração de frustração, deformidades ou morte, controle da satisfação das necessidades fisiológicos;
2- remunaração- baseado na controle dos recursos econômicos, tais como salários, contribuições, comissões, benefícios, serviços, e mercadorias;
3- normativo- baseado na manipulação de recompensas simbólicas, tais como alocação de liderança, de prestígio, de estima. O poder normativo é também denominado poder moral e social. 
Estudou as organizações em um sentido mais amplo e integral, levando em conta todos os fatos que influem, tanto interna quanto externamente. Reconhece que qualquer  modificação ocorrida  em uma parte da organização afeta todos as outras partes.
Principais aspectos do Estruturalismo
A organização é concebida como um sistema social aberto.
Os conflitos são considerados inevitáveis e até muitas vezes desejáveis.
Os incentivos mistos são desejáveis em lugar de apenas recompensas financeiras.
São vedados resultados máximos a semelhança da Escola Clássica em oposição ao resultado satisfatório do comportamentalismo.
Teoria da Administração. Reginaldo O. da Silva
Fonte: You Tube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário